Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Jully na WEB



Total de visitas: 22783
Livros

02-03-2009

22:13:47

deus

DEUS, um delírio, de Richard Dawkins:

O livro é magnético para quem gosta de uma argumentação, ele destrincha cada pedacinho do pensamento religioso e nos põe cara-a-cara com uma realidade, feia até, que precisamos ver. Por exemplo, seu argumento de que crianças não devam ser educadas religiosamente. É louvável tanta lucidez, e por isso mesmo nos sentimos um tanto incomodados com sua escrita. Realmente é nos primeiros anos de vida que a criança estrutura seu mundo, sua maneira de pensar, fixa a maneira de seu cérebro construir a realidade que vivencia. E se nessa idade o pensamento religioso é incutido em sua mente, de formas mais variadas possíveis, e o ato de julgar, criticar e pensar por si só é desencorajado, isso trás danos inversíveis para sua formação.

Avaliação by JFB: 9,9


 

 

livro

02-03-2009

22:11:22

 A MISTERIOSA CHAMA DA RAINHA LOANA:

A literatura é o objeto de construção e reconstrução da vida para Umberto Eco em seu novo romance, A Misteriosa Chama da Rainha Loana (Record, 456 págs., R$ 49,90). É através de Yambo, sujeito de meia-idade, um culto profissional do ramo dos livros antigos, que o autor de O Nome da Rosa, A Ilha do Dia Anterior e Baudolino busca as referências para essa desbragada declaração de amor à literatura. Mais que isso: seu novo livro imprime um intimismo inédito na sua obra.

Depois de salvar-se de uma grave doença, o protagonista perde a memória afetiva. É capaz de lembrar com clareza banalidades, mas sequer reconhece a mulher ou as filhas.


 Na busca pelo passado adormecido, ele encontra nos livros que formaram sua bagagem a chance de recuperar cada farelo de história e, assim, corrigir os defeitos de uma existência que, muitas vezes, fugiu do seu controle.

loana

Para contar a história de A Misteriosa Chama da Rainha Loana,
Eco abandona qualquer tipo de erudição ou minúcia histórica que,
por vezes, se tornaram excedentes em sua obra ficcional. Nada de enigmas medievais ou lugarejos exóticos. Agora, Umberto Eco se debruça sobre a intimidade de um homem que, perdido de si mesmo,
só pode se reencontrar a partir das paixões de sua vida. E a principal delas é a literatura, a grande homenageada de Eco neste romance que não passa de uma história de amor.


Avaliação By JFB: 9,5